Melhore significativamente seus resultados após a cirurgia bariátrica

sucesso apos cirurgia bariatrica

Está procurando dicas possíveis e infalíveis para melhorar suas chances de sucesso após a cirurgia bariátrica?
Então você veio ao lugar certo!

É fato que 100% das pessoas que passam por esse procedimento encontram dificuldades para manter o peso pós-cirurgia. Uma pesquisa revelou que 50% das pessoas que fazem a cirurgia bariátrica voltam a engordar. E mais… 5% delas ganham de volta todo o peso que perderam.

Já imaginou esse cenário?

O que costuma acontecer, é que depois de um tempo, a pessoa que fez à redução de estômago, começa a se sentir melhor e não ter mais os sintomas que atrapalhavam sua vida. Alguns operados acabam tendo dificuldades em manter um estilo de vida saudável e começam a relaxar e a não se policiar tanto em relação aos seus antigos hábitos.

É claro que se você está aqui no meu site, lendo este artigo, é porque você não quer fazer parte dessa estatística negativa, não é mesmo?

Não tenho dúvidas que você busca constantemente as melhores informações para atingir seus objetivos e metas com sucesso após a cirurgia bariátrica, correto?

Você certamente já percebeu o quanto somos bombardeadas de informações no dia a dia. Existem milhares de ‘dicas valiosas’, ‘receitas que enxugam’, ‘produtos milagrosos’ que aparecem no nosso caminho e as vezes fazem com que nos sintamos sem saber para onde correr.

Calma! Eu estou aqui para te ajudar a colocar o seu objetivo em prática e te fazer passar por essa situação de forma simples e sem dor.

Sei que você deve estar duvidando, mas eu quero te entregar dicas valiosas que pessoas de sucesso utilizam para alcançarem os seus objetivos. Elas servem para qualquer área de sua vida.

Sei também que não é fácil conseguir mudar de hábitos da noite para o dia e se tornar o novo modelo fitness do pedaço. Toda vitória passa por um processo. É dando um passo de cada vez, subindo degrau por degrau que você alcançará o que almeja.

Portanto vamos às ferramentas que eu tenho a te oferecer e que irão te ajudar a fazer parte do grupo de operados que atingiu suas metas e conquistou todos os seus objetivos.

1 – Trabalhe sua mente

O primeiro passo que você precisa dar em direção ao seu sucesso após a cirurgia bariátrica é ter “foco”.
Manter a mente focada nos seus objetivos é o melhor caminho de conseguir alcança-los. Já ouviu dizer que é possível que a sua mente trabalhe em seu favor? Acredite, ela tem grande influência no seu resultado final.

É importante que você tenha estabelecido para si que a partir de hoje tudo vai ser diferente e que você é uma nova mulher ou novo homem.

Entenda de uma vez por todas que você não pode continuar com os velhos hábitos. Sair da zona de conforto é trabalhoso, mas como todo trabalho, a recompensa chega.

2 – Estabeleça metas alcançáveis

Depois que você entendeu de fato que precisa de uma mudança e se dispôs a buscá-la, estabeleça pequenas metas para si. Esqueça aquelas que são impossíveis, como ter o corpo da Gabriela Pugliesi com 2 meses de musculação ou virar um Andre Marques em 15 dias.

Comece com pequenos passos, como abrir mão de comer chocolate durante a semana, acordar mais cedo para ir à academia ou até mesmo ir dormir mais cedo se você sente muita fome à noite.

É muito mais fácil conseguir chegar ao resultado final de pouquinho em pouquinho, mas atingindo objetivos palpáveis, do que se dispor a fazer algo que seja extremamente distante do que você consegue fazer.

Seja realista! A maioria das pessoas peca exatamente por isso. Não se deixe levar pelo erro de não respeitar os seus limites.

Comece aos poucos!

“Se quer viver uma vida feliz, amarre-se a uma meta, não às pessoas nem às coisas.” -Albert Einstein

3 – Mude de Hábitos

Provavelmente você já ouviu esse conselho milhões de vezes. No fundo, você não achou que eu ia deixar de falar desse ponto, não é mesmo?
É impossível querer que as coisas mudem na sua vida sem que você mude primeiro. Não tem como continuar com os mesmos hábitos e a velha rotina se você quer potencializar o resultado da sua cirurgia bariátrica.

Para e reflita um pouco. Vale a pena ter passado pelo processo doloroso e difícil da cirurgia bariátrica e todo o processo de recuperação para voltar ao início de tudo pouco tempo depois?

Eu acredito que se você tomou o passo de seguir em frente com a intervenção cirúrgica, é porque algo dentro de você mudou. Uma vontade de sair da sua zona de conforto em direção a obter uma melhor qualidade de vida aconteceu.
Então não viva mais como antes! Livre-se de vez do passado e adquira novos hábitos. Escolha ser saudável simplesmente porque você se ama demais para não o fazer.

4 – Tenha hobbies

Uma as maneiras mais fáceis de obter prazer na vida e se manter saudável e sereno é cultivando hobbies.
Não te digo que este hobbie deva ser um esporte, necessariamente. O importante é que você encontre a satisfação em alguma atividade. Sabe, fazer algo que te dê prazer verdadeiramente? Isso fará com que seu nível de serotonina no organismo aumente, o que te causará uma sensação de bem-estar contínua.

Quando você se sente bem, se livra da ansiedade, que é um problema muito comum em obesos, e que acabam descontando seus sentimentos na comida.
O melhor modo de superar esse comportamento automático de buscar a comida quando você estiver nervosa(o), estressada(o), triste, é buscar válvulas de escape que sejam positivas e atraiam coisas boas para você.

Ps.: Evite fumar, beber, comer doces em excesso ou ter qualquer outro tipo de atitude compulsiva, isso é apenas uma transferência do problema e não sua solução.

5 – Ande com pessoas que tenham o mesmo objetivo

Já ouviu o ditado:

“Diga-me com quem andas e te direi quem és”?

Essa é uma grande verdade, as pessoas que nos rodeiam nos afetam, tanto para melhor quanto para pior.
Procure se envolver com pessoas que prezem por qualidade de vida tanto quanto você e que se dedique a ser saudável igual a você.

E a tendência é que isso se torne parte de você, ao ponto que sua família e pessoas próximas vão reconhecer essa mudança e começar a te ver com novos olhos.

Quando você anda com pessoas que pensam da mesma forma, tudo fica mais fácil, mesmo por quê quando se tem compreensão e apoio, o peso do seu desafio fica mais leve.
Andar com pessoas que tenham objetivo comum ao seu, potencializa a sua motivação e consequentemente seus resultados.

6 – Apaixone-se por fazer atividades físicas e esportes

Sim, você leu direito. Apaixone-se!

Com certeza essa é uma das tarefas mais difíceis de se conseguir. Acredite, eu sei!

É consenso geral que o exercício físico alivia tensões, melhora a pressão arterial, a circulação sanguínea, estimula a queima de calorias, gasta energias extras e melhora a qualidade de vida, entre tantas outras maravilhas.

Complicado é conseguir manter uma rotina incorporando a bendita atividade física. Nós sempre achamos uma desculpa.

Mas elas param por aqui! É hora de colocá-los como prioridade. Fazer exercícios após a cirurgia bariátrica precisa ser algo rotineiro.

O primeiro mês é difícil, o segundo também, o terceiro é normal, o quarto é tranquilo, o quinto é mais fácil… e por aí vai.

Insista!

O segredo para o sucesso é a perseverança. Não desanime com o começo. O que importa é o fim!
Quando você chegar ao ponto de se apaixonar por praticar qualquer tipo de atividade física, aí saberá que sua meta está mais próxima do que nunca.

7– Ame o seu corpo. Se ame por inteiro!

É fato que a maioria das pessoas que se submeteram à cirurgia bariátrica não tem disposição genética para ter um corpo extremamente magro.
É preciso então que você se aceite e entenda quais são os seus limites.

O padrão de beleza existe apenas no marketing. Na vida real, as coisas não são tão encantadas. Você é linda(o) do jeito que é. Aí você vai dizer: “Mas você nunca me viu, como está dizendo que eu sou linda(o)?”

Porque cada um de nós somos perfeitos do jeitinho que somos, com todos os nossos defeitos e qualidades. Acreditar no contrário é tão aprisionador quanto um passarinho que vive dentro de uma jaula certo de que não pode voar.
Se liberte do julgamento alheio e dos padrões impostos pela mídia. Você é muito melhor do que imagina.
Se ame! Esse é o único jeito de você conseguir ser feliz.

Sem o amor-próprio nenhuma vida é possível, nem sequer a mais leve decisão. Só desespero e rigidez. – Hugo Hofmannsthal

8 – Conecte-se com a sua espiritualidade

Não quero aqui fazer apologia a nenhuma religião. Aliás, eu acredito fortemente que a espiritualidade vai muito além do que dogmas e doutrinas.
O que acontece é que quando você está espiritualmente ativo, você atinge com mais facilidade o equilíbrio emocional e a sua própria satisfação pessoal.

Você busca se aperfeiçoar e alcançar a plenitude de uma forma pacífica, entendendo que a as situações que acontecem na sua vida podem ter impactos negativos ou positivos, dependen de como você as enxerga.
Escolha ser positiva(o) sempre e a olhar para seu alvo.

9– Acredite que você pode

Mais do que acreditar: faça acontecer!

Seja você a pessoa que sonha e realiza. Existe uma frase do Paulo Coelho que eu gosto muito e que define exatamente o que eu quero te dizer neste momento: “Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela.”

Não espere mudar de casa, mudar de namorada, mudar de marido, de emprego, que o céu fique cor de rosa para começar a agir. Comece agora. É impossível esperar resultados diferentes quando suas atitudes continuam iguais. Se você está em duvida se é capaz de algo, arrisque-se. Meta as caras, tente.

Eu te garanto que no mínimo você vai ganhar algo incrível, chamado experiência. Sei que todos temos medos e as vezes, só de pensar neles nós ficamos travados, mas uma coisa é certa todos aqueles que alcançaram o sucesso um dia estiveram onde você está hoje e a diferença é que eles tentaram e insistiram até que o resultado esperado fosse atingido. A boa notícia é que você também consegue! Basta começar e não desistir no meio do caminho.

“Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.” – Roberto Shinyashiki

10 – Procure a ajuda de profissionais

Sem dúvida o apoio tanto emocional quanto físico, que profissionais podem te dar é de extrema valia, ainda mais no começo do seu processo de adaptação após a cirurgia bariátrica.

Não se intimide em obter a ajuda de psicólogos. Eles são pessoas treinadas a te ajudar a colocar seus pensamentos no lugar e a te dar um suporte emocional que você não conseguiria por conta própria.

Os profissionais de nutrição e educação física também são importantes aliados na sua busca por manter o corpo saudável após a cirurgia. Eles vão analisar o seu caso e te direcionar exatamente para o que precisa ser feito.
Se você não tem condições financeiras de ter um acompanhamento personalizado, procure por grupos de apoio na sua cidade.

É importante que você não esteja sozinha(o) durante o seu período de adaptação.

Afinal, o que é uma cirurgia bariátrica de sucesso?

Muito se diz sobre sucesso após a cirurgia bariátrica, porém o significado de sucesso pode ser diferente para cada pessoa.

Portanto, leve em consideração suas ambições, seus sonhos e desejos e principalmente, não desista. Pode ser que demore mais do que o esperado, que você enfrente mais dificuldades do que previa, porém, é importante que você aprecie a sua jornada.

O grande prazer de subir uma montanha, precisa estar também em trilhar o percurso e não apenas ao chegar ao topo, do contrário, seria muito tempo e energia dispersos para um curto espaço de satisfação. E talvez, isso não seria suficiente para você.

Aprecie o seu caminho, valorize sua jornada e guarde suas cicatrizes como provas de vitória e não como lembranças de fracassos.

Espero que esses conselhos tenham te ajudado a se posicionar e se manter motivada(o) em busca da vida que você imaginou após a cirurgia.

Deixe seu comentário. Eu quero conhecer sua história!
Sucesso!

PS.: Se você fez a cirurgia bariátrica ou vai fazer e está preocupado com a sua queda de cabelo, te convido a ler mais sobre isso em nosso blog.
Causas da Queda de Cabelo
Suplementos alimentares para queda de cabelo