O valor da cirurgia bariátrica varia de acordo com: equipe médica, o estado, a idade do paciente e alguns outros fatores.

Tudo é muito relativo, até mesmo por que tudo depende de um comum acordo e o que será incluso no pacote da cirurgia bariátrica, como por exemplo: qual será o medico cirurgião, a equipe médica, o anestesista, quanto custa a diária do hospital, o valor dos exames pré-operatório e os gastos no pós operatório.

Então, se você quer saber qual o valor da cirurgia bariátrica, continue lendo esse artigo e conheça suas possibilidades.

Recuperando a sua auto estima

valor da cirurgia bariatrica

Atualmente, a medicina criou novos métodos para facilitar o emagrecimento e possibilitar a chegada ao peso ideal, sendo a autoestima e a qualidade de vida a principal meta para os que buscam a paz com a balança.

A obesidade tem trazido muitos problemas de saúde para as pessoas de ambos os sexos. Tanto homens, como mulheres, tem procurado ajuda de profissionais da saúde sempre com a mesma reclamação: a obesidade.

Grande parte das pessoas não procuram a cirurgia bariátrica por estética, mas sim pela preocupação com a saúde.

Quando a obesidade passa a interferir de forma ativa na sua vida, é necessário buscar ajuda médica. Um profissional adequado vai te orientar e passar tratamentos para te ajudar à adquirir novos hábitos alimentares, aprender os exercícios certos para o emagrecimento e também te auxiliar a entender os reais motivos pelo qual você está com excesso de peso e se a causa desse problema é físico, emocional ou ambos.

Uma das coisas que pode levar as pessoas a obesidade, é a temida depressão. Ela interfere na sua auto estima, te afasta das pessoas que você mais gosta e causa ansiedade (o faz com que você coma mais).
Assim, tudo fica pior, pois você não tem mais vontade de sair de casa, tem vergonha do seu corpo, se sente mal com as roupas que usa, sem contar o desanimo e cansaço que toma conta de todo o seu corpo.

O que é uma cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica, nada mais é do que a redução do estomago.

Pensando em um método eficaz para se alcançar os objetivos de perda de peso e medidas, a cirurgia bariátrica foi desenvolvida e tem sido aperfeiçoada continuamente pelas equipes médicas.

A cirurgia bariátrica é um método extremamente eficiente contra a obesidade. A intervenção acontece quando chega ao ponto de o paciente não conseguir reduzir seu peso com atividades físicas e reeducação alimentar e ela se faz necessária para melhorar a qualidade de vida do paciente.

A cirurgia bariátrica pode ser feita de forma gratuita pelo SUS, através de convênios médicos ou até mesmo particular.

Independente da forma escolhida, será preciso comprovações de que o paciente não consegue emagrecer com nenhum tipo de dieta, exercícios, e que realmente está em estado de alerta ou emergência, complicando assim, a sua saúde.

Infelizmente sabemos que o SUS tem uma longa lista de espera, o que atrapalha para se conseguir qualquer tipo de cirurgia.
O período médio para se conseguir realizar uma cirurgia bariátrica no Brasil pelo SUS é de no mínimo um ano até oito anos de espera após a data da consulta inicial.

Com esse cenário em mente, muitas pessoas optam por buscar alternativas, como os convênios médicos, devido ao alto valor da cirurgia bariátrica.

Quem pode fazer a cirurgia bariátrica?

valor da cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica é indicada a pacientes cujo o Índice de massa Corporal (IMC) atinja um valor acima de 40kg/m² ou esteja 45 quilos acima do seu peso ideal, mas existem casos onde os pacientes não têm esse peso ou massa corporal e mesmo assim são indicados a fazer a cirurgia por problemas de saúde, como pacientes que estão com o IMC de 35kg/m², sofrendo com problemas de saúde gerado por obesidade.

A idade mínima para se fazer a cirurgia é de 16 anos e a máxima (em média) é de 60 anos. Esta variação é usada para que o paciente atendido não tenha problemas após a cirurgia.
Outro fator importante é entender o motivo pelo qual o paciente não consegue perder peso e se resguardar de que todos os outros métodos falharam antes da indicação da cirurgia.

Por conta disso, são feitos uma série de exames pré-operatórios destinados ao conhecimento da situação real deste paciente e para compreender se há algum risco que possa causar algum problema durante ou após a cirurgia.

Onde posso fazer uma cirurgia bariátrica?

valor da cirurgia bariátrica

Hoje em dia existem muitas opções de lugares para se fazer a cirurgia e em cada um deles o valor da cirurgia bariátrica pode mudar.

A indicação é que você busque uma clínica médica de sua confiança para fazer um check up inicial da sua saúde.
A especialidade médica mais procurada em casos de obesidade é o endocrinologista, que fará um histórico completo da sua condição de saúde.
Portanto, procure e converse com seu médico, faça os exames necessários e expresse a sua vontade de realizar a cirurgia bariátrica.

Após toda a avaliação médica do seu estado de saúde, seu médico poderá te orientar e explicar os prós e contras da cirurgia bariátrica no seu caso em específico, e então, encaminhará ou não seu caso para cirurgia.

Só depois de toda avaliação pré operatória você saberá se a sua tão esperada cirurgia foi aprovada ou não (nos casos do SUS e convênios médicos). Parece assustador, mas essa é uma realidade.

Lembrando que há ainda a opção menos demorada, que é a cirurgia particular que é onde o valor da cirurgia bariátrica e seus gastos serão mais alto.

Valor da cirurgia bariátrica pelo convênio médico


Quando falamos em convênio médico, é necessário que primeiro você entenda quais as limitações e benefícios que seu plano oferece. Existem planos que oferecem cobertura integral dos gastos, enquanto em outros é necessário pagar uma porcentagem do valor gasto. Existem planos onde o quarto de hospital é coletivo e outros onde é privado.

São coisas que você deve está atenta e precisará esclarecer suas dúvidas para não ter problemas burocráticos.

Outro ponto importante, é entender o que os convênios chamam de “carência”, que é o prazo mínimo para que você possa realizar certos procedimentos. Ou seja, se você está pensando em entrar em um novo plano de convênio médico com o objetivo de realizar sua cirurgia, fique atenta a essa informação.

Também é importante que você busque os estabelecimentos de saúde credenciados para que suas consultas e exames sejam cobertos pelo plano de saúde. Algumas equipes médicas de cirurgia bariátrica tem apenas um dos profissionais que atende pelo 100% pelo convênio, sendo necessário que as outras consultas sejam pagas particular.

Nesse caso, você pode pedir um recibo no consultório médico e através da política de reembolso do seu convênio tentar reaver parte do dinheiro pago. Porém, é bem difícil conseguir reembolso integral do valor pago, portanto, veja desde o início o quanto seu plano reembolsa e quais são os documentos e procedimentos necessários para isso.

Valor da cirurgia bariátrica particular

valor da cirurgia bariátrica

Em um mercado tão competitivo como o das cirurgias, os valores variam bastante assim como as clinicas e de estado para estado.

Então na hora de buscar ajuda informe-se sobre os valores, mas principalmente sobre idoneidade, seriedade, compromisso de cada clínica.

Afinal a cirurgia não é barata e você de qualquer forma irá pagar por cada item necessário, então quando falamos sobre opções, também falamos por saber mais das clinicas preferidas, onde deve ter um bom médico com experiência e uma equipe qualificada.

Hoje em dia há todos os tipos clinicas por aí, desde as que facilitam com o parcelamento, até as que fecham um pacote por um valor X a vista, lembrando que em qualquer um dos casos, você tem a opção de pedir um desconto. Afinal, a cirurgia não é um valor totalmente acessível.

O pós-operatório estará incluso no valor da cirurgia bariátrica?

valor da cirurgia bariátrica

A resposta para essa pergunta dependerá de cada clínica, pois existem aquelas que cobram por um pacote completo (desde material cirúrgico, até a diária do hospital) e outras que só cobram a cirurgia, por isso sempre lembramos que é necessário fazer uma pesquisa sobre os valores e o que cada clínica lhe oferece.

Então as vezes o barato sai caro? SIM!

Em um lugar bem-conceituado e bem recomendado talvez custe um pouco mais, porém você terá uma cobertura mais ampla para tudo que precisar, não necessariamente que onde custe mais tenha melhores coberturas ou melhor atendimento, não.

O pós-operatório é um momento novo na vida do paciente, onde os cuidados são fundamentais, para que possa ocorrer uma boa cicatrização e adaptação do corpo.

Como o procedimento é bastante invasivo ao corpo, deve se dar muita atenção ao curativo, mantendo-o sempre limpo e seco, evitando inflamações.

Provavelmente você terá gastos com injeções anti-coagulantes, cinta e meia pós cirúrgica, medicamentos para o estômago e vitaminas, bem como custos para alimentação que é específica até 3 meses após a cirurgia.

Valor da cirurgia bariátrica?

Em algumas clinicas o valor varia de R$8.000,00 (oito mil reais) a R$30.000,00 (trinta mil reais), porém existem outras que já somam um valor bem maior ao que colocamos aqui.

De estado em estado os preços variam muito e dependem de vários fatores, mas o custo maior vem dos honorários do cirurgião e de sua equipe e esse será a maior parte dos gastos.

O tipo da cirurgia, se será aberta ou via laparoscopia e também qual técnica será utilizada (by-pass, sleeve, ou outra) influenciam diretamente no valor.

Lembrando que quanto melhor for a reputação da equipe e experiência melhor será feito, sem contar que uma equipe com boa reputação lhe dará uma maior confiança sobre a cirurgia, não deixando duvidas do que será feito.

Quer saber como fazer cirurgia bariátrica pelo SUS? A gente te conta aqui.