Dieta Cetogênica Bariátrica

Dieta Cetogênica Bariátrica

Introdução

Esta procurando uma dieta para continuar emagrecendo após a bariátrica? Talvez você já tenha lido sobre a dieta cetogênica e nesse post eu vou te falar se ela é ideal ou não para quem fez a cirurgia bariátrica.

O termo "ceto" ou "keto" é uma abreviação da palavra cetogênica, que se refere a um estado metabólico conhecido como cetose. Quando o corpo está em um estado de cetose, o corpo funciona com uma forma de energia chamada cetonas, em vez de glicose. A dieta cetogênica (também chamada de dieta pobre em carboidratos e rica em gorduras (LCHF)) apoia a transição e a manutenção desse estado metabólico.

Normalmente, quando o corpo está recebendo carboidratos adequados da dieta, ele funciona com glicose (açúcar) como energia. Se o corpo está recebendo carboidratos suficientes para funcionar, não precisará contar com a energia armazenada (gordura) para combustível.


No entanto, uma dieta cetogênica é tão baixa em carboidratos que o corpo é forçado a mudar para um estado metabólico diferente e usar sua energia armazenada (gordura). Devido a essa mudança, a perda de peso é um efeito colateral comum desse estado metabólico.

Quem fez bariátrica deve seguir uma dieta cetogênica?

Embora as mudanças na dieta possam ser desafiadoras, muitas pessoas acham que os benefícios valem o esforço.

Pesquisas mostram diversos benefícios como:

  • melhora do humor 
  • aumento da energia 
  • melhor controle do açúcar no sangue 
  • clareza mental 
  • melhor controle da fome 
  • diminuição dos níveis de lipídios e pressão arterial 
  • pele mais clara

Embora os benefícios de uma dieta ceto possam ser muito atraentes, a dieta não é necessariamente para todos.


Primeiro, a dieta ceto é muito restritiva. Quem segue esse tipo de dieta come apenas carne, peixe, frutos do mar, ovos, gorduras saudáveis (nozes, castanhas, abacate, óleo de coco e MCT), laticínios com pouco carboidrato e vegetais não ricos em amido, como verduras.


Os alimentos frequentemente evitados incluem grãos, frutas, vegetais ricos em amido (milho, batatas, etc), legumes com alto teor de carboidrato, alimentos processados ou fast food ricos em carboidratos e, é claro, açúcar.

Algumas pessoas podem experimentar alguns efeitos colaterais desagradáveis durante a fase de indução, incluindo fadiga, dores de cabeça, cãibras musculares, mau hálito e tonturas causadas por desidratação e perda de eletrólitos. "Ceto-gripe" é frequentemente o nome dos sintomas durante esse período de transição.

Qual a dieta ideal para quem fez bariátrica?

A proporção macro geral de uma dieta cetogênica é de 70% de gorduras, 25% de proteínas e 5% de carboidratos. Ao iniciar uma dieta ceto, os carboidratos da NET não devem exceder 20 gramas.

Um paciente pós-operatório que seguisse as diretrizes de macros da dieta cetogênica e ingerisse 1000 calorias por dia, teria a seguinte quebra de macros:

70% de gordura = 700 calorias / 78 gramas de gordura
25% de proteína = 250 calorias / 62,5 gramas de proteína
5% de carboidratos = 50 calorias / 12,5 gramas de carboidratos


No entanto, há algumas coisas a serem levadas em consideração:
1. A Sociedade Americana de Cirurgia Metabólica e Bariátrica sugere comer pelo menos 60 a 80 gramas de proteína por dia.
2. Alguns pacientes cirúrgicos podem não ser capazes de tolerar níveis tão altos de gordura por dia.

Em vez disso, uma dieta ceto-modificada bariátrica pode ser algo assim:

Se a ingestão for de ~ 1000 calorias por dia:

80 gramas de proteína (320 calorias) = 32% do total de calorias
20 gramas de carboidratos NET (80 calorias) = 8% do total de calorias
67 gramas de gordura (600 calorias) = 60% do total de calorias
Essa modificação ainda mantém a ingestão líquida de carboidratos em menos de 20 gramas por dia, mas adiciona mais proteína e retira um pouco de gordura.

O que são carboidratos líquidos?

Nem todos os carboidratos são tratados da mesma forma quando se olha para um rótulo nutricional. Em uma dieta cetônica, você se concentrará nos carboidratos NET, que são carboidratos totais - fibra total. Como a fibra não afeta o nível de açúcar no sangue, ela é considerada um carboidrato líquido zero.

Exemplo de Cardápio 

Refeição

Alimentos

Café da Manhã

Ovos e bacon

Lanche

Queijo de corda e carne assada

Almoço

Frango e brócolis assado em azeite

Lanche

Salada de atum com fatias de pepino

Jantar

Salmão com aspargos assados no azeite

Não tenho certeza se quero fazer a dieta cetogênica. Eu poderia fazer uma versão modificada?

A modificação da dieta cetogênica é uma dieta baixa em carboidratos, porém com menos gordura e mais proteína. 

Em vez de reduzir a ingestão de carboidratos para menos de 20 gramas por dia, você pode manter seus carboidratos abaixo de 40 a 80 gramas por dia. Embora seu corpo possa não estar em um estado de cetose, você provavelmente ainda terá muitos dos mesmos benefícios de uma dieta de cetose, incluindo perda de peso.

Muitos sentem que, após alguns dias ou algumas semanas após o corte da ingestão de açúcar e carboidratos processados, é possível perceber o aumento de energia, controle da fome e do açúcar no sangue, perda de peso e melhor foco mental.

Como sempre, é melhor conversar com seu médico antes de fazer alterações na dieta ou no estilo de vida. Essa dieta pode não ser uma opção saudável para pessoas com doenças cardíacas, diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 ou mulheres grávidas.

Conclusão

Nesse texto vimos que a dieta para quem fez cirurgia bariátrica deve conter uma maior quantidade de proteínas, um pouco de gordura e o mínimo de carboidratos.

É importante comer comida de verdade e evitar alimentos processados e industrializados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *