Por que as pessoas se separam após a cirurgia bariátrica e como enfrentar a separação

Por que as pessoas se separam após a cirurgia bariátrica e como enfrentar a separação

separação após bariátrica

Muitos relacionamentos sentem a base estremecer quando uma das pessoas envolvidas realiza a cirurgia bariátrica. A famosa separação após bariátrica.

O namoro ou casamento estável, que por algum motivo dava certo, em um piscar de olhos começa a desabar e a enfrentar crises de ciúme excessivo, brigas e discussões, o afastamento de uma das partes, entre outras.

Infelizmente (ou felizmente e você já vai saber a razão), apesar de não haver um estudo ou pesquisa neste ponto, quem convive com pessoas que passaram pela bariátrica percebe que a grande maioria enfrentou, no mínimo, uma grande crise no relacionamento.

Dentro de todo este contexto, fica a pergunta: qual o motivo da cirurgia ser a razão de muitos divórcios ou separações entre namorados?

Para responder esta questão, devemos olhar os aspectos sociais e pessoais não apenas da pessoa que emagreceu, mas também do parceiro (a) que está do outro lado.

É uma série de fatores que culminam em situações que levam relacionamentos ao fim.

Separação Após Bariátrica: O lado de quem realizou a cirurgia

Por mais que a sociedade esteja mudando (neste sentido, para melhor) e aceitando as pessoas acima do peso da maneira como elas são, ainda existe muito preconceito e a preferência por pessoas magras.

Este é um dos grandes motivos que motivam as pessoas a realizar a bariátrica.

Por isso, no momento após a realização da cirurgia, a pessoa em questão passa a notar que é enxergada com outros olhos e tratada de maneira diferente.

Começa a criar amizades e contatos e a descobrir um novo mundo que, até então, ainda não tinha a oportunidade de conhecer.

Isto eleva a autoconfiança e é um grande convite para começar a aproveitar esta nova vida.

Ao mesmo tempo, a autoestima pode aumentar significativamente logo nos primeiros dias  após a realização da cirurgia.

Se olhar no espelho passa a ser um prazer e, aos poucos, a pessoa começa a se aceitar e a gostar como nunca do próprio corpo. É cultivado o tão importante “amor próprio”.

Estes fatores são benefícios que a bariátrica traz e é normal e natural que sejam aproveitados. Porém, eles podem contribuir para a separação de um relacionamento.

Afinal, não são poucos os casos de pessoas acima do peso que aceitam namorar um(a) parceiro(a) por ser a única alternativa que possuem para o amor.

Nestes relacionamentos, a pessoa com mais peso tende a não ser bem tratada, aceitando insultos e ações erradas do parceiro, pelo medo de ficar sozinha.

Com a bariátrica e esta nova vida, passa a não ser mais necessário aguentar este tipo de coisa e esta é uma das principais razões para que a separação aconteça.

Separação Após Bariátrica: O lado do(a) parceiro(a)

Em um momento, a pessoa está com alguém que ama e que se identifica fisicamente. Ambos vivem um para o outro.

Porém, quando um dos lados realiza a bariátrica, muitos aspectos sociais mudam na vida desta pessoa, desde a novos amigos, círculos de amizade, convite para sair, autoestima e segurança, e tudo isto é bastante notável.

Diante disto, o lado que não realizou a cirurgia assiste a tudo mudar. Nesta situação, é muito comum que o ciúme e a insegurança entrem em cena.

Os pensamentos que muitas vezes passam pela cabeça são relacionados a perder o namoro e a relação de antes, agora que uma das partes está começando a conhecer uma nova vida.

A pessoa que realiza a bariátrica tem vontade de tirar fotos, se arrumar, sair de casa e se relacionar com pessoas, atitudes que antes poderiam não ser comuns.

Então, o parceiro começa a desenvolver uma falta de segurança tão grande no relacionamento, que culmina em um ciúme absurdo e até mesmo em uma tristeza excessiva.

E você já sabe, né?! Ciúme leva a briga, que leva as pessoas a se afastarem. As pessoas se afastando, o relacionamento esfria e pode acabar de uma hora pra outra.

DICA 01: Como anda seu visual após a cirurgia? Clique aqui e veja 10 dicas para se vestir bem após a bariátrica.

DICA 02: Está solteira(o)? Pronta(o) para conhecer alguém especial e precisa de um empurrãozinho? Então vem comigo e leia agora os 10 passos para encontrar um namorado após a cirurgia bariátrica.

Mas a separação após bariátrica aconteceu, e agora?

Muitos casais se separam todos os dias por inúmeros motivos.

No nosso caso, pode ser por encontrar autoestima e nova vida que não é mais necessário aturar um parceiro ruim, como também não ter conseguido lidar da melhor maneira possível com todas as mudanças.

Em ambos os casos, a separação após Bariátrica é um processo doloroso.

Caso a separação tenha acontecido, olhe para frente. Você está em um momento de autoafirmação com seu novo corpo, e muitas vezes este não é um processo muito fácil.

A separação após bariátrica pode resultar em uma crise de culpa, raiva e insegurança que botam todas as coisas boas da redução de estômago em risco.

E, a partir deste ponto, a situação só tende a piorar e você pode desenvolver problemas psicológicos sem necessidade disto.

Se for para acontecer uma reaproximação, ela tem que acontecer naturalmente.

Não tem problema em tentar reatar, o “x” da questão é apenas não fazer com que a reconciliação do namoro se torne uma obsessão. Principalmente agora em que você está mais autoconfiante.

Os novos amores também aparecem e é necessário maturidade e consciência para conhecer novas pessoas e aceitar que o ex também toque a vida.

Afinal, na maioria das vezes, o mundo da paquera também é uma novidade e pode trazer inquietações e culpas desnecessárias.

O segredo é um entender o outro

Claro, se o relacionamento já era ruim antes da cirurgia bariátrica, se abrir para novos horizontes e terminar algo que lhe faz mau é uma conquista a ser comemorada.

Por isso falamos no início do texto que felizmente alguns namoros acabam. Porém, nem sempre este é o caso.

Muitos namoros em que os casais se amam mutuamente enfrentam problemas naturais decorrentes da bariátrica e, por não estarem familiarizados com estas situações novas, deixam um relacionamento muito próspero ir por água abaixo.

Então, a dica é a seguinte: entenda o seu parceiro.

Entenda que quem realizou a bariátrica está conhecendo novos horizontes. Uma nova vida. E se vocês tiverem um relacionamento seguro e feliz, não há o que temer.

Conhecer a vida e fazer novas amizades só tem a acrescentar na vida de alguém. Deixe que a pessoa tire fotos, desfile e seja vaidosa, isto está longe de ser pecado! Aproveite e embarque na onda!

Por outro lado, é necessário que o novo magro entenda também os receios e inseguranças do parceiro em questão.

Dosar um pouco nas saídas e na vaidade é um bom caminho, mas não há nada melhor que combinar isso com conversas sinceras que mostram o seu amor e o quanto seu parceiro pode ficar despreocupado.

No final, quando o namoro é forte e existe o amor, com um pouco de consciência e jeitinho com a coisa tudo se ajeita e a vida de namoro só  tem a melhorar.

O importante é se lembrar que independente da separação após bariátrica, sua vida deve continuar e você deve continuar tentando sempre ser a melhor versão de você mesma(o).

Pense nisso e espero ter te ajudado! Ficou alguma dúvida ou quer dividir algo? Deixe seu comentário ai embaixo! 😉

3 COMENTÁRIOS

comments user
EMERSON LUIZ

Olá!!!!
Bom dia, meu nome é Emerson, e recentemente a uns dois anos minha esposa realizou uma cirurgia bariatrica na qual ela e eu estávamos muito ansiosos.
Pois bem, ela teve um super acompanhamento psicológico anterior ao procedimento..
Haja vista que ela foi avisada que seria necessário pois seu corpo, mente e vida, passariam por mudanças radicais e seria extremamente importante um acompanhamento pré e pós operatório…. E tudo isso eu também fui avisado por ela e por sua psicóloga de que seria de extrema importância que eu acompanhasse de perto e que me preparasse para tal.
Confessou que sou um homem muito à frente do meu tempo e que realmente me preparei para tudo isso. Concordei com ela quando fui relatado sobre a real necessidade de realizar essa cirurgia.
Hoje depois de quase onze anos de casados e tendo assistido de perto outros casais que também se submeteram a este procedimento, e infelizmente também não suportaram tamanhas mudanças acabaram por se separar…..
É uma pena que a grande maioria dos casos tenham este fim…
Inclusive o meu casamento também, agora, faz parte desta triste estatística…. Ela mudou sua personalidade e se tornou algo que nunca, nem eu nem ela, imaginaríamos…..
Minha mulher é, sem sombra de dúvidas, a melhor realização da minha vida e vê-la se transformando em algo ainda melhor para mim e para ela era uma outra parte do sonho principalmente para ela..
Enfim, ela é e sempre será a melhor coisa que aconteceu para mim e para nossos lindos filhos…
E jamais deixarei de amá-la e querer vê-la feliz…..
Gostaria muito de não ter feito parte dessa realidade.

    comments user
    Jeanne Cristina

    Nossa, fiquei emocionada com essa resposta. Penso em fazer bariátrica, mas não sei se isso afetaria meus valores. Amo meus filhos e sei lá, acho que eu teria certa antipatia de quem se aproximasse de mim exclusivamente pela mudança do corpo. Mas enfim, vida que segue.

comments user
Paulo

Desculpa, mas acho que a matéria foi tendenciosa, em todos pontos só viu o lado da pesssoa que fez a bariátrica.
Eu mesmo sempre apoiei meu companheiro e sempre estive do lado dele independente da forma física, é claro que mais do que tudo que se torne uma pessoa melhor, com auto estima alta, na verdade sempre fui a favor disso antes e depois da bariátrica. Também sempre ressaltei a importância do amor próprio. Mas o que as vezes que acontece é que a pessoa que fez a bariátrica tem um amor proprio tão grande que esquece quem esteve ao seu lado sempre e com a descoberta desse mundo novo acaba querendo experimentar essas nova vida, é aquele ditado “a grama do vizinho sempre é mais verde”. Não é porque uma pessoa tá “acima do peso” tem auto estima mais baixa do que uma pessoa que não está 🙁

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *